quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tank "Tipo 32"


           


        Ettore Bugatti era o lendário engenheiro e designer dos mais famosos carros esportivos Bugatti, fundador da fábrica de automóveis Bugatti, e um dos antepassados ​​da engenharia automóvel moderno.




           Ettore Bugatti Arco Isidoro nasceu em Milão em 15 de Setembro de 1881 e em 17 anos de idade ingressou como aprendiz na bicicleta e triciclo de fabricação planta Prinetti & Stucchi, onde ele construiu seu triciclo com motor de primeira com dois motores De Dion. Isto foi seguido pelo seu primeiro automóvel em 1900, financiado pelo Conde Gulinelli, a construção foi tão notável que ganhou um prêmio em uma feira da indústria de renome internacional no Milan. Em 1901, mudou-se para Ettore Niederbron na Alsácia para ocupar o cargo de diretor técnico de fabricação De Dietrich do  planta de automóveis , uma vez que ele ainda era menor de idade, seu pai Carlo Bugatti assinou o contrato em seu nome em 2 de julho de 1902. Trabalhar para De Dietrich, Ettore desenvolveu modelos de automóveis novos e entrou em numerosas corridas . Depois que ele saiu da empresa em 1904, sua carreira continuou com uma série de desenvolvimentos e construção de automóveis .






1907 foi um ano crucial na vida de Ettore Bugatti. Ele se casou com Barbara Maria Giuseppina Mascherpa, com quem teve dois filhos e duas filhas, e, em seguida, em 1 de setembro, ele assinou contrato com a usina de gás-motor Gasmotoren-Fabrik Deutz, em Colônia. No porão de sua casa em Colônia-Mülheim, Bugatti desenvolveu um carro extremamente leve, que logo depois ele começou a produzir em seu próprio nome. Em 1909 ele terminou prematuramente o contrato com a Deutz, coletou sua indenização, e alugou um galpão abandonado em Molsheim, Alsácia. Assim começou a produção do Bugatti T13, que continuou a se expandir ao longo dos anos. Para Peugeot, Ettore desenvolveu o Peugeot Bébé, e novas licenças para projetos Bugatti foram comprados por Rabag (Düsseldorf), Diatto (Turim) e Crossley (Manchester).






A eclosão da Primeira Guerra Mundial assinalou outro ponto de virada na vida da Bugatti. A família se mudou primeiro para Milão e depois para Paris, onde projetou um Ettore. De 8 cilindros e um motor de avião de 16 cilindros Depois da guerra voltou para Molsheim (hoje território francês) e re-abriu a sua fábrica em sua localização original. Ele continuou a construir carros leves, elegantes dos esportes que lhe valeram vitórias em Le Mans em 1920 e Brescia no ano seguinte - e mais três vezes depois disso. Assim começou uma série de vitórias que durou até 1925 e recebeu numerosos triunfos (412 de acordo com a contagem ). No início dos anos 1930, Ettore lançou a produção de vagões motorizados - "Autorails" - que contou com motores Royale, e em 1934 iniciou a produção do Bugatti Type 57, o primeiro carro com um chassis desenhado pelo filho de Ettore, Jean.








Dois anos mais tarde a produção em terra Molsheim ocorreu um impasse, pois o resultado de uma greve nacional. Desapontado em seus empregados e oprimidos pela dívida crescente, Ettore Bugatti se mudou para Paris, deixando a gestão da fábrica de Molsheim a seu filho Jean. Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, as instalações de produção Bugatti foram temporariamente transferidos para Bordeaux. Em 1939, Jean foi morto em um acidente de carro e Ettore foi forçado pelos ocupantes nazistas a vender a sua empresa. Após a morte de sua primeira mulher, Barbara, casou-se com Geneviéve Marguerite Delcuze, com quem teve um filho e uma filha. Ettore Bugatti morreu em Paris em 21 de agosto de 1947.



Raras imagens do Tank 












História Modelo: 







           Ettore Bugatti já estava ocupado com a criação de um novo motor de oito cilindros, já em 1913. A Primeira Guerra Mundial adiou os planos e os atuais  modelos quatro de cilindro permaneceu em produção em 1920. A paz tinha voltado à Europa, continuou o trabalho de desenvolvimento e um motor de três litros oito cilindros que foi exibido na mostra de motor na França e na Inglaterra. Este "Tipo 28" não deixou a fase de protótipo, como logo após os órgãos de governo anunciou que para a temporada 1922, os motores de Grand Prix seriam limitado a apenas dois litros.




        Ao longo das mesmas linhas que o motor de três litros, Bugatti construiu um motor de oito cilindros que fez cumprir as novas regulamentações. O "Tipo 29/30" foi construído a partir de dois blocos de quatro cilindros e contou com três válvulas por cilindro (duas de admissão e uma de escape). Montado verticalmente na cabeça, as válvulas eram acionadas  por um veio de excêntricos . Considerando que o motor de três litros originais utilizados nove rolamentos para suportar o virabrequim, o  dois  litro novos teve apenas três. Isso se tornaria um dos pontos fracos do projeto, especialmente nas corridas. Dependendo da preparação, o motor produzido entre 75 e 100 cv.




             Bugatti originalmente destinado a montar o novo motor em um chassi existente com um motor de quatro cilindros, que provou não ser capaz de suportar a carga do maior e mais poderoso 'oito'. O novo chassi reforçado 'Tipo 30 ' seguido designe  Bugatti  com eixos dianteiro e traseiro livres . O que era incomum era o uso de freios dianteiros hidráulicos, que tinham sido usadas com muito sucesso pelo Grand Prix Frances de 1921 o qual Duesenberg  foi vencedor. Em vez de usar a Lockheed produziu freios do Duesenberg, Bugatti começou a desenvolver a sua própria. Houve algumas falhas fundamentais na concepção e em 1925 eles foram descartados e substituídos por tambores  operados por cabo convencionais . 






            O primeiro chassi não estava preparado para a temporada de 1922  conhecido foi o Tipo 29/30. Uma equipe de quatro carros foi inscrito para o Grande Prêmio da França em Estrasburgo. Vestida em um corpo aerodinâmico, o novo Bugatti ganhou rapidam ente "Le Cigar" o apelido. Foi uma estreia de sucesso com os três exemplares sobreviventes acabamento segundo, terceiro e quarto atrás do Fiat vencedor. Um único carro com uma carroçaria mais convencional foi correndo para a terceira em Monza. Nada menos do que cinco 29/30s Tipo, equipados com um único  lugar, foram inscritos na Indy 500 1923 . Aqui os problemas de rolamentos tornou-se dolorosamente óbvio e todos, mas um carro se aposentou. Uma versão radical simplificada do Tipo 30, conhecido como o "Tanque", foi construída para o Grande Prêmio da França 1923, mas não pode fazer nada melhor do que um terceiro lugar. Bugatti reconheceu os problemas e corrigiu todos eles para o Tipo 35  , e o resto, como dizem, é história. 






       Após o primeiro lote de carros de corrida concluído, o foco foi voltado para os roads Tipo 30. Foi praticamente idêntico ao dos carros de corrida, com a excepção de a distância entre eixos ligeiramente mais longa. Embora o Tipo 29/30 não tinha sido um sucesso na pista, a perspectiva de comprar um Bugatti Grand Prix para a estrada certamente foi o apelo aos clientes. A imprensa de automobilismo era também universal em sua aclamação.  A produção em série começou a toda em 1923 e no primeiro ano cerca de 140 exemplares foram produzidos. O último Tipo 30  saiu da linha de produção, cerca de 600 haviam deixado a fábrica. A maioria destes foram equipados por uma variedade de construtores com dois ou quatro lugares. Pouco conhecido hoje, primeiro Bugatti de oito cilindros foi um sucesso, econômico, e na pista abriu o caminho para o conquistador tipo 35. 





       
          Como mencionado anteriormente os carros construídos especificamente para o Grande Prêmio da França, mas não conseguiu impressionar. O 'Tank' foi rapidamente abandonado como Bugatti voltada para o desenvolvimento do Tipo 35. "Tank"  O apelido foi usado uma vez mais de uma década mais tarde , modelo que marcou duas vitórias em Le Mans. 











           

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